Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O Banquete

A República de Platão é o livro mais conhecido do filósofo grego. Contudo, em "O Banquete", também conhecido como Simpósio, Platão vai discutir as naturezas do amor e da alma.

O preço da autenticidade: a jornada para pertencer a si mesmo

25.03.25 | Servido por José Manuel Alho

2.jpg

 

Podia ser um de nós aquela figura a espreitar através de portas sucessivas, como se cada uma representasse um novo limiar de consciência ou de liberdade pessoal. O fundo azul evocará a tranquilidade de quem procura a verdade dentro de si, enquanto as portas abertas poderão sugerir possibilidades infinitas de crescimento. Aquela frase inscrita, de Nietzsche – “Nunca é alto o preço a pagar pelo privilégio de pertencer a si mesmo” – reforça a importância de sermos fiéis à nossa essência, ainda que tamanha demanda exija esforço e sacrifício.

Estaremos perante uma daquelas exortações, a lembrar que as maiores barreiras à autenticidade são, demasiadas vezes, erguidas por nós próprios, cabendo-nos a empreitada de ultrapassá-las.

Cada vez mais, pertencer a nós mesmos significa assumir a responsabilidade pelas nossas escolhas, enfrentar as consequências e, acima de tudo, não temer a solidão que pode surgir por recusarmos viver sob os ditames de padrões alheios. Assim, o verdadeiro preço a pagar pela liberdade interior acaba por se transformar num investimento incalculável na nossa própria humanidade, que urge valorizar.